sábado, 14 de fevereiro de 2009



Novo prodígio do xadrez tem 14 anos e já é Grande Mestre




SÍLVIA FRECHES
Não é recorde de precocidade, mas é proeza de fazer inveja aos grande jogadores de xadrez. Com 14 anos, sete meses e dois dias - sim, porque os dados contam para o ranking dos melhores - o russo Anish Giri tornou-se recentemente o mais jovem Grande Mestre (GM) da actualidade. O mais novo de sempre da história da modalidade a conquistar tal estatuto foi o ucraniano Sergey Karjakin, tinha 12 anos e sete meses.

0 Filho de pai nepalês e mãe russa, Anish Giri, que vive na Holanda, venceu o venezuelano Eduardo Iturrizaga num dos mais prestigiados torneios internacionais, o Corus, na cidade holandesa de Wijk aan Zee. Ficou em terceiro lugar no seu grupo, mas ostentando um título que ambicionava desde os sete anos, quando começou a jogar. O seu adversário mais frequente na altura era a sua mãe, que até ganhava algumas vezes.

O novo prodígio do tabuleiro, nascido em Sampetersburgo, onde trabalhava o seu pai cientista, é também um poliglota. Fala quatro idiomas - russo, inglês, japonês e um pouco de nepalês - e está aprender o quinto, o holandês. Sem hesitações e em qualquer língua, Anish Giri, confessa que Gary Kasparov é o seu grande ídolo. Fora do xadrez, o pequeno mestre gosta de quase todos os desportos, mas com o futebol e o ténis de mesa a merecerem a nota mais elevada das preferências.

Grande Mestre é um título vitalício concedido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) aos jogadores profissionais, que tenham obtido uma pontuação igual ou superior a 2500 pontos em pelo menos 24 partidas de torneios FIDE .

Veja essa matéria em Diário de Notícias

domingo, 8 de fevereiro de 2009


Xadrez nas Escolas é ampliado...

Xadrez nas Escolas é ampliado para 30 Unidades de Ensino

Tem o objetivo de proporcionar aos alunos o aprendizado desse jogo de raciocínio

A Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) irá ampliar para mais 30 escolas da rede estadual o Projeto Xadrez na Escola. O projeto, que tem o objetivo de proporcionar aos alunos o aprendizado desse jogo de raciocínio lógico, será iniciado a partir da primeira quinzena de março.

O jogo de xadrez é uma atividade conceituada e, por intermédio da combinação de aspectos esportivos, artísticos e cognitivos, sua inserção na área educacional está facilitando o desenvolvimento das habilidades dos estudantes. “O xadrez melhora os aspectos da memorização, raciocínio lógico dedutivo, através da resolução de problemas, usando a manipulação das peças como nova ferramenta pedagógica”, destacou o supervidor do Projeto na Seduc, Felinto Ribeiro.

Nas escolas onde o projeto será realizado pela primeira vez, cabe ao diretor divulgar e identificar os alunos interessados em participar. Já as escolas onde o projeto é desenvolvido, o diretor deverá formar novas turmas. “Os diretores deverão identificar os interessados, formar turmas e enviar esses dados para a Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, disponibilizando a quantidade de alunos e professores que desejam participar na condição de monitor”, explicou.

O Xadrez nas Escolas foi implantado no Estado em 2003, numa parceria entre a Seduc e os ministérios da Educação e do Esporte, visando possibilitar ao aluno das escolas públicas novo apoio pedagógico para manter o estudante mais tempo na escola, tirando-o de uma situação de risco social, para um ambiente sadio e formativo.
Fonte: Ccom
Edição: Fábio Carvalho

http://180graus.brasilportais.com.br/geral/xadrez-nas-escolas-e-ampliado-para-30-unidades-de-ensino-84576.html