terça-feira, 13 de janeiro de 2009



NOTICIAS SOBRE O XADREZ ESCOLAR NA INTERNET


Com o intuito de divulgar as noticias sobre o xadrez escolar no Brasil e no mundo,que são divulgadas pela internet,o blog O MUNDO É XADREZ ,sempre pesquisando ,encontrou no site www.guiacurso.com.br ,ama interessante meteria sobre o xadrez escolar,escrito por Juliana Petrilli , vejam:

ESTUDOS APONTAM:XADREZ NAS ESCOLAS TRAZ ÓTIMOS RESULTADOS.


Muito já foi dito a respeito das supostas origens do jogo de xadrez. A maioria dos estudiosos acredita que o jogo tenha sido inventado na Índia por volta de 570 d.c. A lenda conta que um governante indiano que buscava desenvolver as habilidades das crianças da realeza, ordenou a um de seus súditos que criasse um instrumento através do qual as crianças pudessem se tornar grandes pensadores e generais. Assim, após algum tempo, teria surgido o “chaturanga”, a primeira versão do xadrez que segundo Harold James Ruthven Murray, autor de Uma história do Xadrez, seria anterior ao xadrez persa “chatrang”, ao xadrez árabe “shatranj”, ao xadrez chinês “xiangqi”, ao xadrez japonês “shogi” e a todos os outros que conhecemos hoje.

Xadrez nos dias de hoje

Difundido no mundo todo, atualmente o xadrez vem se transformando em uma importante ferramenta no ensino em vários países, inclusive no Brasil.

Estudiosos sugerem que o primeiro contato da criança com o xadrez, seja ainda no período do jardim de infância. Segundo Vanessa Feliciano, 18 anos, enxadrista premiada com medalha de bronze no Sul-americano Juvenil em 2008 e Vice-campeã Pan-americana sub-18 de 2008, o xadrez é recomendável em qualquer idade. Vanessa pratica o xadrez desde pequena, aos 7 anos começou a jogar com seu pai, o também campeão Nilo Feliciano que a treinou durante dez anos. “Como é possível observar, apaixonei-me pelo jogo muito cedo. Fui influenciada por meu pai que já era jogador de xadrez e ensinou o jogo a todas as filhas”, diz a jovem.

Segundo estudo publicado pelo mestre de xadrez Jerry Meyers, parte integrante do livro Os benefícios do xadrez na educação, a Instrução metódica do xadrez integrada ao currículo escolar, apóia o crescimento intelectual das crianças. Meyers revelou que crianças que recebem instruções de xadrez aprendem a:

• concentrar sua atenção e a manter um alto grau de concentração;
• visualizar mentalmente as posições e as seqüências dos movimentos,
treinar a memória;
• pensar adiante, planejando antecipadamente suas atividades;
• reavaliar, quando a situação muda;
• desenvolver a paciência, a reflexão e a originalidade;
• avaliar as opções;
• avaliar os resultados de suas ações e
• desenvolver a perseverança, a determinação e as habilidades
sociais.

Em Nova Yorque, a pesquisa desenvolvida por Meyers, atingiu mais de 100 instituições com cerca de 3.000 crianças. Os resultados demonstraram aumento significativo em suas notas, especialmente em inglês e matemática. A prática de xadrez dentro do ambiente escolar auxilia no desenvolvimento da auto-estima, motivação e ajuda a melhorar distúrbios de comportamento.

Especialistas explicam que o jogo funciona como um meio de ligação entre crianças de diferentes idades, o que é positivo na formação do indivíduo. Para Elian Levatino, 7 anos, morador de Germantown, no Tennessee, o xadrez serve de estímulo nos estudos. “Meu pai me apresentou o xadrez há um ou dois anos. Eu me tornei bom nisso e agora comecei a ensinar um amigo meu que está no jardim de infância e outras crianças da minha escola”. A mãe de Elian, Beckei Levatino, conta os problemas que o filho vinha enfrentando antes de começar a jogar xadrez: “Na escola observei que ele corria para terminar os deveres de matemática e artes só porque queria ser o primeiro a terminar as tarefas”. No caso de Elian, o xadrez funcionou como uma ferramenta lúdica que fez com que o menino aprendesse a se concentrar melhor em suas ações diminuindo sua agitação.

Pais que nunca tiveram contato com o jogo não devem ter receio de aprender a jogar junto com seus filhos. Para a Dra. Dianne Horgan, psicóloga professora da Memphis State University e mãe de dois jovens jogadores de xadrez, pais e filhos podem aprender a jogar juntos. “Aprender a jogar junto com as crianças pode ser divertido. Não há razão para pensar que os pais devem sempre ensinar tudo aos filhos”, diz ela.

Xadrez em escolas no Brasil

No Brasil os primeiros passos também já estão sendo dados quanto à inclusão do xadrez nas escolas. Com objetivo de estimular o desenvolvimento dos estudantes do ensino público, foi aprovado na Alerj, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o projeto de Lei n° 5264, que garante a implantação do PAX, Programa Estadual de Aprendizagem do Jogo de Xadrez em todas as escolas estaduais do Rio. A autoria da lei é do deputado Marcelo Simão, PHS; segundo o texto, o governo estadual será obrigado a buscar convênios com clubes, associações e federações que promovem o xadrez como meio de difusão da prática nas escolas.

Para Ramés Fialho de Freitas, Coordenador dos Núcleos de Informática e Xadrez do Instituto Academia Mirim de Letras- Salvador/BA e campeão por equipe do 72° Jogos Abertos do Interior – 1ª divisão de 2008, o ensino de xadrez nas escolas traz grandes benefícios aos educandos por favorecer o desenvolvimento de muitas habilidades cognitivas, psicológicas e sociais de forma lúdica. “A nova lei é uma maneira de chamar a atenção para a necessidade de termos atividades motivadoras na escola e não apenas um currículo que o aluno aprende e não sabe qual vai ser a utilidade”, afirma Ramés.

Dicas de leitura

Segundo Ramés, encontrar materiais de estudo relacionados ao xadrez já não é mais tão difícil: “ hoje temos muitas opções dada a informática, a Internet e aos softwares especializados”. Abaixo colocamos alguns livros indicados para aqueles que se interessam pelo assunto:

• Xadrez Básico, Dr. Orfeu Dagostini - Editora Ediouro;
• Como jogar bem Xadrez, Leonard Barden;
• Como pensam os grandes mestres, Alexander Kotov;
• Meus Grandes Predecessores, Garry Kasparov, ex-campeão mundial considerado o melhor enxadrista de todos os tempos;
• A Prática do meu sistema, Aaron Nimzovitsch - Editora Solis e
• O teste do tempo, Garry Kasparov - Editora Solis.




Fontes: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA; Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Alerj; Site Clube de Xadrez; Uma história do Xadrez, Harold James Ruthven Murray e Os Benefícios do Xadrez na Educação, Mestre Jerry Meyers.

Para ver essa e outras matérias do site GUIA CURSO Clique Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário